segunda-feira, 4 de julho de 2011

As plantas medicinais ...Uma sabedoria Vegetal

          O poder curativo das plantas acompanha o homem dos seus primordios. Muito se sabe o uso de plantas no tratamento de diferentes enfermidades que vão desde a diarréia até o câncer, como é o caso da vincristina e da vimblastina extraída da maria-sem-vergonha e utilizada no tratamento da leucemia. O saber popular muito ajuda no reconhecimento das plantas e sua utilização em uma farmácia-viva. Eu como farmacêutico centrrei muito dos meus estudos nas propriedades ativas de plantas o que levou no começo da minha carreira a atuar como professor de Botânica. Inclusive os óleos essenciais atraem a minha atenção pelos suas propriedades farmacológicas e excelentes ferramentas para estudos fisiológicos. Os terpenos, algumas substãncias fenólicas e alcalóides são as principais classes de substâncias produzidas pelas plantas. Falarei um pouco sobre cada uma delas.
          No primeiro grupo, estão, por exemplo, o limoneno e o mentol, que têm cheiro agradável e são produzidos pelas plantas para atrair os polinizadores noturnos. Duas das muitas aplicações industriais dessas moléculas vão dar gosto aos alimentos e aroma a produtos de limpeza. Jás os flavonóides, pertencentes ao segundo grupo, protegem as plantas contra a radiação ultravioleta e, por esse motivo, têm propriedades antioxidantes. Os alcaloides, por sua vez, são substâncias que têm o elemento químico nitrogênio em sua estrutura e que produzem acentuado efeito no sistema nervoso central. Plantas que produzem alcaloides têm sido usadas como venenos e alucinógenos ao longo de sua histórias. Talvez, o caso de envenenamento mais famoso tenha sido a condeção à morte do filósofo grego Sócrates por ingestão de uma bebiba à base de cicuta (erva rica no alcalóide coniina)
         Muitos alcalóides proporcionam efeitos alucinógenos, como a atropina e a escopolamina, usada na preparação de unguentos a partir dfas espécies beladona, meimendro e mandrágora, com as quais as "bruxas" da Idade Média se untavam e que, supostamente, as faziam voar. Outras propriedades alucinógenas proporcionadas pelo consumo desses alcaloides são: estado de embriaguez, seguido de sono profundo, acompanhado de amnésia. Hoje, a ingestão de escopolamina, associada a bebidas alcóolicas, é conhecida como "Boa noite, Cinderela", mistura usada para dopar vítimas de assalto ou abuso sexual. (Fonte: Revista Ciência Hoje edição junho de 2011).

Nenhum comentário:

Postar um comentário