QUESTÕES PARA O ENEM 2012

01)Estudantes do curso de nutrição da Universidade Federal de Alagoas averiguaram que, em uma comunidade carente no interior do estado, havia diferentes problemas de saúde relacionados com carência nutricional . Tais problemas e o número de afetados e as medidas adotados estão podem ser analisados nas tabelas resultantes das análise efetuadas.



Problema detectado
Número de casos observados
Cárie dentária
102
Gengivas sangrando
12
Anemia
92
Bócio
6
Cegueira Noturna
12






Medida adota

Medida 1
Fornecer a população medicamentos que contenham sais de ferro
Medida 2
Utilizar na dieta sal iodado
Medida 3
Fornecer a população medicamentos que contenham vitamina A
Medida 4
Estimular os habitantes a consumirem frutas cítricas com a finalidade de regular a concetração de vitamina C em seus organismos
Medida 5
Estimular as autoridades locais a efetuar procedimentos que incluam utilização de fluor na água



SILVA, R.E. Deficiência nutricional na população de São Miguel do Sul . Revista Brasileira de Nutrição. Maio de 2001. (adaptado)

Considerando , respectivamente, os casos de bócio, cárie dentária e anemia, é possível inferir que as medidas adotadas devem ser:
a) medidas 1,2 e 3
b) medidas 2,5 e 1
c) medidas 4,3 e 2
d) medidas 1, 4 e 5
e) medidas 3,4 e 5

02)
A análise ultramiscroscópica demonstra que as células dos organismos eucariotos, aquelas que possuem envoltório nuclear e diferentes organelas, são dotadas de estruturas responsáveis por diferentes etapas do metabolismo. Dentre tais organelas encontram-se os ribossomos, as mitocôndrias e um sistema de endomembranas- membranas internas, denominado retículo endoplasmático que é dividido em liso e rugoso. Os ribossomos são responsáveis pela síntese de protéinas e para tal necessitam de unidades denominadas aminoácidos para efetuar a produção das moléculas protéicas. As mitocôndrias, as usinas de força celular, necessitam de produtos do metabolismo de moléculas de glicose para efetuar etapas da respiração celular que resulta na liberação de energia na forma de moléculas chamadas ATP (adenosina trifosfato). O retículo endoplasmático liso dentre outras funções promove a síntese de lipídios utilizando moléculas de ácidos graxos. Nos seres humanos, por exemplo, que são seres heterótrofos, a atividade das organelas citadas depende da aquisição dos nutrientes procedentes da dieta.

OLIVEIRA, E. L. Fundamentos de Biologia -Os compartimentos intracelulares das células dos organismos eucariotos. Editora Europa, 2008.

Sabendo que os seres heterótrofos obtem os nutrientes procedentes da dieta, indique qual das combinações fornece as moléculas necessárias para a atividade , respectivamente, das organelas: ribossomos, mitocôndrias e retículo endoplasmático liso
a) sucos hidratantes com sais minerais, fibras vegetais solúveis e clara de ovo
b) suco de frutas cítricas, carne assada e manteiga
c) peixes marinhos, fibras vegetais insolúveis e batata
d) peito de frango, pães e óleo de girassol
e) manteiga, carne magra e frutas cítricas

03)  Quando se fala em biodiversidade, uma das maiores riquezas do Brasil, o que vem à mente costuma ser plantas e animais, numa enorme variação de formas, cores, tamanhos e tipos. Quase ninguém se lembra das moléculas que, com uma diversidade igualmente espantosa, permeiam todo esse patrimônio natural. Pesquisadores na área de química vegetal afirmar que uma planta produz centenas de substâncias, e apenas uma delas pode ser mais importante que uma galáxia. Muitas das moléculas hoje usadas na indústria farmacêutica são sintéticas , e os químicos se inspiram na biodiversidade para produzir essas substâncias complexas. Descobrir quais são as substâncias produzidas, como são formadas e seu mecanismo de ação não é uma tarefa fácil. Para os diferentes cientistas que estudam o mundo vivo, a biodiversidade está nos organismos, nas enzimas e nas diversas outras moléculas.
GUIMARÃES, M. Das moléculas aos organismos: A riqueza da biodivesidade das florestas brasileiras também se revelea nas substâncias. Revista FAPESP agosto 2011  (adaptado)
A biodiversidade pode ser vista como o conjunto de características do mundo natural cujas singularidades advêm de sua história evolutiva e da adaptação ao ambiente. Com relação a diversidade da vida e as substâncias utilizadas pelo homem é possível inferir que:
a)  a indústria farmacêutica utiliza-se do mundo vegetal para extrair todas as substâncias utilizadas no tratamento de diferentes doenças
b)   as características de plantas e animais não procede do tipo de substância presente nesses seres vivos
c)  a utilização de moléculas extraídas de vegetais permite a elaboração de moléculas para fins terapêuticos
d) não há relação entre as substâncias produzidas pelos organismos e a biodiversidade da vida
e) somente moléculas do grupo das enzimas são determinantes da biodiversidade

04) Quem vai à Amazônia teme voltar com malária. Como não há vacina, uma das formas de se prevenir é tomar medicamentos que evitam os danos dos protozoários causadores da doença no organismo que no Brasil pertence, geralmente, a espécie Plasmodium vivax Entretanto, os medicamentos apresentam vários efeitos colaterais. Usar ou não medicamentos preventivos, de modo que os benefícios superem os inconvenientes, depende de variáveis como o lugar para onde o viajante vai, o tempo de permanência, a estação do ano em que viajará e a proximidade dos postos de atendimento médico. O risco de ser picado pelos mosquitos do gênero Anopheles, transmissores da malária, é mínimo no inverno amazônico, que corresponde à época das chuvas, de dezembro a fevereiro. Cresce no outono e atinge o máximo no verão amazônico, que corresponde à época da seca, que tem seu pico entre julho e agosto. O mosquito sai dos esconderijos ao anoitecer e ao amanhecer para se alimentar. Pessoas que acampam ao ar livre tem muito mais risco de pegar malária do que quem fica em um hotel. No Brasil a malária é essencialmente rural e raramente aparece em cidades.
FIORAVANTI, C.Antes da guerra com os mosquitos: Contexto da viagem determina se é preciso tomar remédio contra malária. Revista Fapesp, agosto 2011 (adaptado)
A transmissão da malária nas regiões endêmicas depende de diferentes fatores que interferem nos hábitos do agente vetor. O vetor ao se alimentar transmite o agente causal dessa protozoose que acomete 300 mil pessoas ao ano. Com base nas características de transmissão do parasita e os mecanismos preventivos é possível concluir que:
a)  a utilização de medicamentos que combatem o agente causal é a medida preventiva mais eficaz nas regiões onde se concentram casos de malária.
b)   a transmissão do parasita é intensa ao longo de todo o ano e nas diferentes horas do dia.
c)  a utilização de telas e mosquiteiros são importantes medidas preventivas que evitam o contato do vetor com a pele humana somente nas horas iluminadas do dia pois os hábitos do vetor são diurnos
d) aplicar repelentes sobre a pele e usar camisas e calças compridas, principalmente nos horários ou nos lugares em que os mosquitos são mais freqüentes, são medidas que reduzem a transmissão do parasita.
e) as únicas medidas efetivamente preventivas são o combate ao vetor e a utilização de medicação preventiva.

05) Mais comum entre crianças, a alergia aos alimentos atinge uma parcela da população adulta maior do que se imaginava. Os dados são escassos, levantamentos feitos nos Estados Unidos e na Europa mostram que a proporção de adultos é de 4% e , entre as crianças, mais propensas às alergias, a taxa varia de 8% a 11% . Apenas oito alimentos respondem por quase 90% dos casos de alergia . No topo da lista está o leite de vaca e  seus derivados, seguido de peixes, frutos do mar, ovo, amendoim, castanhas, trigo e soja. Calcula-se que 2,5% das crianças sejam alérgicas a leite e 1% a ovo, problemas que costumam desaparecer naturalmente até os 5 anos de idade. Já as alergias a camarões, mariscos, sardinhas, amendoim, nozes e outras castanhas aparecem mais tarde e, em muitos casos, duram toda a vida. A sensibilidade alérgica é devido a proteínas e outras substâncias presentes nos alimentos citados.
ZORZETTO, R. Alergias perturbam o humor -Mais do que simples irritação, sensibilidade exacerbada a alimentos provoca ansiedade. Revista Fapesp. Agosto 2011 (adaptado).
A alergia aos alimentos acomente adultos e crianças no mundo todo sendo que em crianças a proporção  é maior . Assim, com relação a ocorrência de reações alérgicas na infância é possível concluir que:
a) a idade máxima em que as crises alérgicas ocorrem é aos 5 anos de vida e para evitá-las deve-se ingerir somente alimentos do mundo vegetal
b) a incidência de alergia ao leite supera os demais alimentos e a ingestão dos derivados lácteos não desencadeia o quadro alérgico
c) dos alimentos do mundo animal somente o leite desencadeia reações alérgicas
d) o número de casos de alergia aos frutos do mar supera a porcentagem de crianças alérgicas ao leite e seus derivados
e) a alergia aos alimentos pode desaparecer após 5 anos de vida contudo, para muitas pessoas pode perdurar por toda a vida.

06) Não é nenhum segredo , pelo menos entre os Biólogos , que o tom marrom-esverdeado dos grossos pelos das preguiças se deve à presença de organismos clorofilados. Algas verdes e cianobactérias (antigas algas azuis) escondidas na pelagem ajudam esses lentos mamíferos que vivem trepados nas árvores a se camuflar na mata e despistar seus predadores. Os pesquisadores acreditam que uma espécie de alga verde, a Trichophilus welckeri, descoberta há mais de um século e meio, seja encontrada na natureza apenas nos pelos das preguiças.  A pelagem das preguiças parece ser realmente um bom meio de cultura de algas. Tem estrias e fissuras e, ao contrário do pelo de outros mamíferos, absorve água. Além de fornecer um despiste cromático para os mamíferos, as algas talvez sejam uma pequena fonte extra de nutrientes que seriam absorvidos via difusão pela pele das preguiças.
               SUUTARI. M. et al. Molecular evidence for a diverse green algal community growing in the hair of sloths and a specific association with Trichophilus welckeri (Chlorophyta, Ulvophyceae). BMC Evolutionary Biology. Maio  2010. (traduzido e adaptado)


Os seres vivos estabelecem interações que são fundamentais para a manutenção da dinâmica dos diferentes ambientes. No caso específico da relação exemplificada pode-se concluir que:

a) trata-se de um exemplo de comensalismo ,pois as algas nutrem-se de substâncias presentes nos pelos sem interferir no modo de vida da preguiça
b) trata-se de uma relação de inquilinismo pois, somente as algas se beneficiam da interação com a preguiça
c) trata-se de um exemplo de parasitismo pois, a presença de algas nos pelos da preguiça traz danos ao animal
d) trata-se de uma relação de mutualismo pois, há benefícios mútuos para os organismos envolvidos
e) trata-se de um exemplo de predatismo pois, a através da pele a preguiça retira os nutrientes presentes nas algas

07) Para estudar a alergia aos alimentos, um grupo de pesquisadores utilizou um modelo experimental em que camundongos eram expostos repetidas vezes a alérgenos de alimentos, como ocorre com quem tem alergia, observando se as crises alérgicas afetavam o comportamento dos animais.Inicialmente, os camundongos foram estimulados , com ingestão de ovo, de modo a tornarem-se sensíveis à ovoalbumina, uma proteína causadora de alergia. Em seguida os animais , mantidos em gaiolas, foram submetidos a dois tipos de bebidas disponíveis: água pura ou água açucarada contendo ovoalbumina.os camundongos sem alergia preferiram a água adoçada. Os alérgicos até experimentaram das duas garrafas, mas depois dos primeiros sinais da alergia deixaram de lado a bebida doce e passaram a tomar água pura. Era um sinal de que, de algum modo, a atividade do sistema imune estava influenciando o comportamento dos animais – e os levando a evitar o que não fazia bem. Os animais alérgicos eram mais ansiosos do que os sem alergia. Ao analisarem o cérebro dos animais, os cientistas verificaram que a exposição à ovoalbumina havia ativado duas áreas cerebrais – o hipotálamo e a amígdala – associadas ao medo e à aversão.
MIROTTI, L. et al. Neural pathways in allergic inflammation. Journal of Allergy. 9 fev. 2011. (traduzido e adpatado)

Componentes orgânicos presentes nos alimentos são capazes de desencadear alergia que de algum modo afeta o comportamento dos animais. Os estudos realizados com camundongo divididos em dois grupos, alérgicos e não alérgicos à ovoalbumina permitiram verificar que:

a) o sistema imune é responsável pelas reações de medo e aversão, uma vez que houve alterações em dois componentes desse sistema.
b) os animais não alérgicos apresentavam alterações nervosas caracterizadas por maior ansiedade devido a ação da albumina em áreas cerebrais determinantes do medo e aversão.
c) os animais alérgicos não apresentaram alterações comportamentais pois não ocorreu ativação do hipotálamo e da amígdala
d) esse componente do ovo desencadeia um quadro de reação alérgica mediada pelo sistema imune, que de algum modo, resultava em  alterações em áreas nervosas tais como o hipotálamo e a amígdala
e) o sistema imune de ambos os grupos foi afetado, contudo somente nos não alérgicos ocorreram alterações das áreas cerebrais, hipotálamo e amígdala, desencadendo o quadro alérgico.

08) A combinação de transplante de células-tronco extraídas da medula óssea com exercícios físicos intensos pode ser uma nova esperança para os que sonham em voltar a andar. Estudos desenvolvidos no Hospital Pequeno Princípe em Curitiba sobre a coordenação da médica Katherine Athayde de Carvalho, utilizando ratos como modelo experimental divididos em dois grupos, um com lesão aguda e outro com lesão crônica. Os resultados mostraram que os animais com lesão aguda tiveram nível de recuperação mais próximo ao estado anterior ao trauma. Já nos com lesão crônica não houve grandes progressos. Os animais receberam células-tronco mesenquimais retiradas da medula óssea dos próprios animais que são capazes de se diferenciar em vários tipos de tecidos.  A atividade física intensa auxiliria na regeneração neural pois induz a produção de neurotrofinas , substância que atuam no crescimento e na regeneração do tecido nervoso.

(FARIA, K. K, Dupla Poderosa. Revista Ciência Hoje, número 282, volume 47, jun,. 2011).

A utilização da terapia com células-tronco tem sido amplamente debatido no meio científico. Esse procedimento apresenta pontos favoráveis e desfavoráveis. Em relação a essa técnica tendo como base o texto é possível concluir que:
a) um dos pontos favoráveis da utilização desse procedimento em humanos é fato das células utilizadas no tratamento serem do próprio indivíduo
b)  essa técnica não poderá ser utulizada em humanos pois o padrão de desenvolvimento celular é diferente do observado em roedores.
c)  essa técnica poderá ser utilizada em todos os padrões de lesão medular resultando em retorno completo dos movimentos
d)  a capacidade regenerativa das células-tronco aliada ao exercício físico permite a recuperação de todos os padrões de lesão da medula nervosa
e)  essa técnica se empregada em seres humanos resultará em recuperação imediata de todos os movimentos

09) O peixe-bruxa, também chamado de feiticeira, faz parte do grupo de  animais sem mandíbulas que juntamente com a lampreia constituem os únicos representantes vivos dos ágnatos (animais sem mandíbula). O peixe-bruxa não apresenta o padrão comum de olho dos vertebrados . Trata-se de um olho que não apresenta íris, cristalino nem todos os músculos de apoio. A retina tem apenas duas camadas de células ao invés de três observadas nos vertebrados, assemelhando-se ao padrão anatômico e funcional da glândula pineal, localizada no cérebro que se vincula, nos vertebrados não mamíferos , ao ritmo circadiano (noite-dia). Além disso, os olhos ficam encaixados profundamente sob uma área de pele translúcida. Evidências experimentais indicam que seja um animal praticamente cego e utilize o olfato para localizar o alimento.

(LANG , S, H; STORME, I.W Aspectos anatômicos e funcionais do olho do peixe-bruxa. Acta Zoologica. 2001)

Considerando os aspectos anatômicos , funcionais e evolutivos dos olhos dos animais citados é possível concluir que:
a) todos os animais sem mandíbula apresentam o mesmo padrão anatômico dos olhos
b) lampréias e feiticeiras possuem a mesma estrutura dos olhos, portanto, apresentam o mesmo ancestral comum
c) somente o peixe-bruxa apresenta a mesma estrutura anatômica dos olhos presentes nos demais vertebrados
d) o olho do peixe-bruxa não está envolvido na visão , mas fornece informações ao cérebro que regula o essencial ritmo circadiano
e) todos os vertebrados apresentam padrão anatômico e funcional semelhante ao observado no peixe-bruxa.

10) Uma bebê britânica sobreviveu após ter sido submetida a 11 transfusões de sangue ainda no útero da mãe e outras duas após seu nascimento prematuro. Jasmine Tammer, que hoje tem 1 ano e três meses, foi afetada pela chamada doença hemolítica perinatal (ou eritroblastose fetal), na qual anticorpos da mãe destroem as células sanguíneas do bebê, podendo levá-lo à anemia e até à morte por insuficiência cardíaca.  A mãe de Jasmine, a enfermeira Melaine Tanner, foi diagnosticada com incompatibilidade sanguinea com o feto com nove semanas de gestação. Durante 16 semanas, ela teve de se submeter quinzenalmente a um procedimento para que fosse injetado sangue no cordão umbilical, o que trazia um risco de aborto espontâneo. Jasmine nasceu prematuramente e foi imediatamente transferida para uma incubnadora e ainda submetida a outras duas transfusões. Hoje, segundo a família, o único sinal do sofrimento pelo qual Jasmine passou são algumas pequenas cicatrizes deixadas em sua barriga pelas injeções.

Disponível http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia. Acessado em : 25 d julho 2011.

Em relação ao caso de Jasmine pode inferir que:
a)  as transfusões sanguíneas alteraram seu genótipo o que resultou em uma mutação que permitiu sua sobrevivência
b)  a incompatibilidade sanguínea deve-se ao fato dos anticorpos presentes no sangue do bebê promoverem a ruptura dos glóbulos vermelhos maternos
c)  a incompatibilidade reside no fato que determinados anticorpos presentes no sangue da mãe passarem pela placenta e promoverem lise das células vermelhas do sangue do bebê
d)  a incompatibilidade reside no fato de mãe e filha apresentarem o mesmo grupo sanguíneo o que resulta em lise dos glóbulos sanguíneos do bebê
e)  as transfusões alteram o fenótipo e o genótipo do bebê resultando portanto em alteração benéfica o que determinou sua sobrevivência.

11) No início do século XX, o médico e cientista austríaco Karl Landsteiner verificou a existência de incompatibilidade sanguínea entre certas pessoas. Seus estudos demonstraram que suspensões de eritrócitos (glóbulos vermelhos) de alguns indivíduos misturados com o soro (parte líquida do sangue, em que são encontrados os anticorpos) de outros indivíduos diferentes , reagiam diferentemente, em alguns casos ocorria reação de aglutinação. As pesquisas realizadas por Landsteiner e colaboradores permitiram a classificação do sangue humano em quatro tipos distintos A,B,AB e O.  Os glóbulos vermelhos dos indivíduos do tipo AB apresenta antígenos A e B, enquanto os glóbulos vermelhos dos indivíduos do tipo O são destituídos de tais antígenos. Os conhecimentos adquiridos permitiram que as transfusões sanguíneas tornam-se rotina a partir de 1940. Estudos adicionais evidenciaram que o grupo ABO segue o padrão mendeliano de herança existindo três alelos IA, IB e i.

            OLIVEIRA, E. L. Genética. Editora SAS 2009 (adaptado)

Tendo como referência as informações contidas no texto é possível concluir que:
a)   de acordo com o sistema de grupos sanguíneos ABO são possíveis quatro fenótipos e oito fenótipos distintos
b)   no cruzamento entre indivíduos dos tipos A e B, ambos heterozigotos, não é possível ocorrer descendentes que apresentem ambos antígenos em nos glóbulos vermelhos
c)   quando gotas de sangue de pessoas distintas são misturadas sobre uma lâmina, pode ocorrer ou não aglutinação dos glóbulos vermelhos e este fenômeno é determinado por reação antígeno-anticorpo
d)   nas transfusões sanguíneas não são considerados os antígenos e anticorpos que o doador e receptor apresentam, respectivamente.
e)   transfusões sanguíneas entre indivíduos de tipos diferentes, por exemplo A e B, podem ocorrer sem nenhum risco tanto para o doador quanto para o receptor.

12) Cientistas descobriram por que os repelentes à vezes não funcionam. E a tendência é que passem, cada vez mais a funcionar menos. Faz se uso do repelente e o mesmo não espanta os pernilongos. Deixou de funcionar?. A resposta é não. O que realmente está acontecendo é que o mosquito é dotado de células "olfativas" menos sensíveis o DEET (N,N-dietil-meta-toluamida), o princípio ativo de repelentes hoje comercializados, incluindo marcas famosas como Autan, OFF e Repelex. O experimento foi feito com o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Machos foram cruzados com fêmeas insensíveis e a taxa de insensibilidade variou de 13% para 50%. Resultado preocupante para a saúde pública: até metade dos filhotes herdou essa característica. Os pesquisadores descobriram que a indiferença ao odor do repelente se deve a um único gene com característica dominante e se o filhote herdar uma só cópia deixa de ser refratário ao inseticida.

 (Fonte: Proceedings of the National Academy of Sciences  março de 2010).

A resistência aos inseticidas é de cunho genético e sob o ponto de vista da hereditariedade e da evolução biológica é possível inferir que a perda da ação da substância citada será
a) transmitida apenas para a primeira geração e as demais gerações serão novamente sensíveis aos repelentes
b) transmitida de geração em geração, sendo que os indivíduos portadores dessa características apresentarão maior chance de sobrevivência e deixarão descendentes com a mesma característica
c)influenciada pelo ambiente e com o passar do tempo surgirão indivíduos novamente sensíveis o que resultará em retorno do efeito dos repelentes
d) transmitida somente as fêmeas da geração seguinte e não aos machos e com isso a prole resultante contará com indivíduos sensíveis e insensíveis em igual proporção.
e)transmitida em intervalos de gerações, não havendo portanto preocupação com a existência de indivíduos resistentes uma vez que somente metade da apresentará essa característica

13) O losartan, um dos medicamentos mais utilizados no controle da pressão arterial mostrou-se eficaz no tratamento de câncer de pele em experimentos realizados com camundongos. Segundo os pesquisadores, o medicamento, bloqueou  a ação de um fragmento protéico ou peptídeo denominado angiotensina II que naturalmente é produzida pelo organismo , em conjunto, com outras substâncias atua no controle da pressão arterial. Essa mesma substância atua no sentido de promover a formação de vasos sanguíneos que nutrem as células tumorais. Assim, Com menos angiotensina, menos vasos sanguíneos crescerão no interior do tumor, que assim poderá morrer de inanição.

FIORAVANTI, C. Pressão contra o câncer: Anti-hipertensivo detém crescimento de tumores e indica novos alvos para medicamento. Revista Fapesp, maio 2011. (adaptado)
Com relação ao mecanismo de ação do medicamento losartan no tratamento de câncer é possível concluir que:
a) trata-se de um medicamento eficaz em todos os tipos de câncer conhecidos
b) ao bloquear a angiotensina II é eficaz nos mais variados tipos de tumores
c) impedindo a formação de vasos sanguíneos determina aumento da pressão arterial
d) bloqueando a ação da angiotensina II reduz , indiretamente, a nutrição do tumor
e) representa uma inovação científica para o tratamento dos mais diferentes tipos de tumores.

14)
A Cientista israelense Ada Yonath, prêmio Nobel de Química de 2009 por seus estudos sobre a estrutura dos ribossomos, organelas celulares que traduzem a informação genética ou seja determinam a produção de proteínas. Em seus trabalhos são utilizados ribossomos purificados diretamente de bactérias. Para entender aspectos funcionais dos ribossomos são utilizadas mutações induzidas pela natureza, ou seja espontâneas, especialmente as que conferem resistência a antibióticos que interferem na síntese de proteínas. Em condições especiais, as bactérias são cultivadas na presença de antibiótico por tempo suficiente para que sejam selecionadas bactérias resistentes. O trabalho fundamenta-se em conhecer melhor a relação que existe entre resistência aos antibióticos e mutações ou seja identificar as mutações que ocorrem nos ribossomos e que levam as bactérias a se tornarem resistentes (YONATH, A. Inspiração nos Ursos. Revista Ciência Hoje. nº 281, vol. 47, mai 2011).

Considerando a resistência bacteriana citada no texto e os aspectos modernos sobre evolução da vida é possível concluir que:

a) o emprego do antibiótico resulta em mutações que conferem resistência as bactérias
b) mutações induzidas pelos antibióticos são transmitidas as bactérias descendentes resultando em colônias de bactérias resistentes ao antibiótico
c) o emprego do antibiótico fundamenta-se em sua capacidade seletiva sobre bactérias cuja mutação provém do contato prolongado com o antibiótico
d) o uso do antibiótico baseia-se na capacidade seletiva dessa substância sobre mutantes bacterianos que surgem espontaneamente no meio de cultura
e) o antibiótico promove mutações que em certas condições, como os meios de cultura, atua alterando as características hereditárias das bactérias

15) O peixe-bruxa, também chamado de feiticeira, faz parte do grupo de  animais sem mandíbulas que juntamente com a lampreia constituem os únicos representantes vivos dos ágnatos (animais sem mandíbula). O peixe-bruxa não apresenta o padrão comum de olho dos vertebrados . Trata-se de um olho que não apresenta íris, cristalino nem todos os músculos de apoio. A retina tem apenas duas camadas de células ao invés de três observadas nos vertebrados, assemelhando-se ao padrão anatômico e funcional da glândula pineal, localizada no cérebro que vincula-se, nos vertebrados não mamíferos , ao ritmo circadiano (noite-dia). Além disso, os olhos ficam encaixados profundamente sob uma área de pele translúcida. Evidências experimentais indicam que seja um animal praticamente cego e utilize o olfato para localizar o alimento.
(LANG , S, H; STORME, I.W Aspectos anatômicos e funcionais do olho do peixe-bruxa. Acta Zoologica. 2001)
Considerando os aspectos anatômicos , funcionais e evolutivos dos olhos dos animais citados é possível concluir que:
a) todos os animais sem mandíbula apresentam o mesmo padrão anatômico dos olhos
b) lampreias e feiticeiras possuem a mesma estrutura dos olhos, portanto, apresentam o mesmo ancestral comum
c) somente o peixe-bruxa apresenta a mesma estrutura anatômica dos olhos presentes nos demais vertebrados
d) o olho do peixe-bruxa não está envolvido na visão , mas fornece informações ao cérebro que regula o essencial ritmo circadiano
e) todos os vertebrados apresentam padrão anatômico e funcional semelhante ao observado no peixe-bruxa.

16) Durante os processos de digestão e metabolização os alimentos fornecem quantidade de energia denominada caloria. A energia encontra-se armazenada nas ligações químicas das macromoléculas presentes nos alimentos A unidade física caloria é a quantidade de energia necessária para elevar em um grau centígrado um grama de água. Um grama de carboidratos e proteínas fornece 4 calorias enquanto os lipídeos fornecem 9 calorias. O álcool também é considerado um nutriente energético , pois cada grama fornecer 7 calorias ao organismo . Embora tenha seu valor energético, o álcool não deve ser ingerido em demasia pois oferece risco a saúde humana.  A energia que não é utilizada para a realização das atividades do organismo fica armazenada nos lipídeos presentes no tecido adiposo.

Considerando o texto é possível concluir que:
a) cada grama de álcool fornece mais calorias que a ingestão da mesma quantidade em lipídeos
b) a ingestão de álcool diariamente substituiria a ingestão de outros nutrientes sem ocasionar danos ao organismo humano
c) em combinação um grama de lipídeos com um grama de carboidratos fornece menos energia que um grama de álcool
d) a quantidade de energia fornecida por um grama de lipídeos e um grama de carboidratos é inferior a quantidade de calorias fornecida por 2 gramas de álcool
e) o excedente energético não resulta em alterações do organismo uma vez que toda a energia é perdida pela sudorese.

17) As sacolas de plástico degradável
Estudos recentes mostram que essa novidade pode não ser tão boa assim para o planeta. De acordo com os especialistas não houve tempo ainda de se entender, com boa margem de prtecisão, o que os fragmentos resultantes da degradação desses plásticos (em geral, poloietilenos) causam ao ambiente...Que o plástico degrada é fato...E, para isso, se anexam à molécula desse polímero átomos de ferro ou cobalto, o que promove a incorporação de oxigênio a esses materiais...Trata-se dos plásticos oxidegradáveis...Mas esses adsitivos acabam afetando os produtos finais da compostagem o que resulta em resíduos para o ambiente. O ideal seriam os completamente degradáveis , os polilactídeos, à base de amido, contudo são caros quando comparados aos plásticos. (Texto adaptado Enviromental Science & Technology 21-04-2011 acesso).

No contexto sobre preservação ambiental é possível concluir que:

a) o uso de plásticos oxidegradáveis não traz prejuízos para o ambiente sendo portanto um medida eficaz no controle do uso de embalagens plásticas
b) o uso de sacola de papel seria uma medida alternativa pois a confecção desse material não traz nenhum prejuízo ao ambiente
c) o uso de sacolas à base de polilactídeos é uma medida eficaz embora mais oneradora que o uso de plásticos convencionais
d) a medida correta seria a incineração das sacolas á base de plásticos biodegradáveis pois esse material não libera gases do efeito estufa
e)  o uso de sacola de plástica não é prejudicial ao ambiente pois os micro-organismos presentes no ambiente promovem sua completa degradação.

18) Charles Darwin, além de talento, teve sorte. Ao chegar ao arquipélago de Galápagos, no Pacífico, encontrou uma rica variedade de tartarugas e aves vivendo sob condições ambientais peculiares, como o isolamento geográfico e a dieta, que devem ter influenciado fortemente sua evolução ao longo de milhões de anos. As prováveis causas do fato de haver tantos animais tão semelhantes entre si – as aves, por exemplo, com o bico mais curto ou mais longo, dependendo do que comiam – pareciam claras. Mas o mundo não é só como Galápagos. Os biólogos de hoje, mesmo estudando espaços ricos em biodiversidade como a mata atlântica, nem sempre encontram histórias evolutivas e espécies próximas com diferenças tão claras entre si. Em compensação, ao trabalhar com trechos de DNA conhecidos como marcadores moleculares, agora eles podem encontrar as bases genéticas da diversificação das espécies. . (FIORAVANTI C. Quando os híbridos são férteis. Revista Fapesp n. 185 jul 2011)

Considerando do ponto de vista da teoria evolutiva de Darwin e os aspectos mais modernos sobre evolução biológica é possível concluir que

a))  por meio da lei do uso e desuso, a dieta das aves nas ilhas Galápagos determinou mudanças bruscas no padrão do bico das aves para que as mesmas se adaptassem

b))  as características adquiridas pelas aves das ilhas Galápagos advém da necessidade de adaptar-se ao tipo de alimento disponível no arquipélago

c))  os seres que habitam a mata Atlântica não apresentam diferenças significativas entre si uma vez que possuem o mesmo padrão genético

d)) as peculiaridades de cada espécie pode ser evidenciada pela análise do DNA

e))  as diversidade dos seres vivos da Mata Atlântica é determinada pelas particularidades do DNA e pela lei do uso e desuso imposta pelo ambiente florestal