domingo, 19 de junho de 2011

Estratégia no combate ao vetor da Malária

            É de conhecimento dos alunos de ensino médio que se preparam para o ENEM que assuntos relacionados  à saúde pública , incluindo os agentes etiológicos ou seja os que causam a doença, tem sido utilizados pelos elaborados das questões utilizada no Exame Nacional de Ensino Médio. Assim vamos iniciar nossas postagens tendo como primeiro tema o controle da transmissão do protozoário causador da malária pertencente a espécie Plasmodium falciparum.
            Em artigo publicado na revista Science de fevererio de 2011cientistas utilizaram um fungo geneticamente modificado da espécie Metharhizium anopliae contra o protozoário causador da malária. Inicialmente os cientistas testaram a eficácia do fungo Metharhizium anisopliae contra o protozoário da malária. Para tal borrifaram mosquitos vetores da doença com o referido fungo patógeno e os resultados indicaram que a capacidade d eliminação do parasita se restringia apenas aos insetos que acabavam de se contaminar com o protozoário da malária.
            Adotando a tecnologia de transferência de DNA (transgenia) , os pesquisadores introduziram genes codificantes de anticorpos humanos e toxina de escorpião que são capazes d eliminar o parasita. O resultado foi impressionante pois nos mosquitos que receberam borrifadas com o fungo modificado foram encontrados P. falciparum na glândula salivar de 25% dos insetos enquanto nos mosquitos que receberam o fungo normal o indice de contaminação foi de 87%. Trata-se de um resultado de extrema relevância uma vez que é uma medida de combate a malária  que não faz uso de inseticidas no controle ao mosquito vetor.
           A malária é uma grave enfermidade que atinge 108 países com cerca de 240 milhões de pessoas doentes sendo que a taxa anual de óbitos encontra-se na casa de 850 mil, em especial crianças.
           Segundo os cientistas autores do trabalho a estratégia adotada pode ser ampliada para outras enfermidades , uma vez que estão desenvolvendo fungos modificados para o comabate da doença de Lyme (transmitida por carrapatos) e a doença do sono (transmitida pela famosa mosca tsé-tsé).
            Vale a pena conferir esse assunto uma vez que o Brasil inclui-se entre os 108 páises em que a malária se faz presente e deste modo pode haver questões no ENEM abordando esse tema..Bem é isso...dúvida entrar em contato bioenem@hotmail.com ou edluizoliveira@hotmail.com

Abstract

Metarhizium anisopliae infects mosquitoes through the cuticle and proliferates in the hemolymph. To allow M. anisopliae to combat malaria in mosquitoes with advanced malaria infections, we produced recombinant strains expressing molecules that target sporozoites as they travel through the hemolymph to the salivary glands. Eleven days after a Plasmodium-infected blood meal, mosquitoes were treated with M. anisopliae expressing salivary gland and midgut peptide 1 (SM1), which blocks attachment of sporozoites to salivary glands; a single-chain antibody that agglutinates sporozoites; or scorpine, which is an antimicrobial toxin. These reduced sporozoite counts by 71%, 85%, and 90%, respectively. M. anisopliae expressing scorpine and an [SM1]8:scorpine fusion protein reduced sporozoite counts by 98%, suggesting that Metarhizium-mediated inhibition of Plasmodium development could be a powerful weapon for combating malaria.

Fungo da espécie Metarhizium anisopliae

Development of Transgenic Fungi That Kill Human Malaria Parasites in Mosquitoes. Weiguo Fang,Joel Vega-Rodríguez,Anil K. Ghosh,Marcelo Jacobs-Lorena, Angray Kang, and Raymond J. St. Leger.

Nenhum comentário:

Postar um comentário