domingo, 19 de junho de 2011

Biotecnologia by BRASIL

        Quem foi que disse que só além das nossa fronteiras há Ciência de Qualidade. Aqui tem e muito..Vejam essa notícia oriunda de estudo realizado por pesquisadores da UFRJ e da EMBRAPA.
         Segundo o texto: Biotecnologia contra a Seca
        " Produção agrícola e fakta d'água nunca falaram a mesma língua, mas devem começar a se entender em breve. Pesquisadores brasileiros identificaram no café um gene capaz de tornar plantas resistentes à seca. Ele foi selecionado dentre 155 mil sequencias genéticas que haviam sido decifradas em 2004.

Cafeeiro
         Para verificar se o gene escolhido estava realmente relacionado à adaptação da planta ao estresse hídrico, as equipes de Marcio Alves Ferreira, do Instituto de Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Eduardo Romano, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), submeteram mudas da espécie Coffea arabica, a mais usada comercialmente, a longos períodos sem água. Eles observaram que, quanto mais seco ficava o ambiente, maior era a contribuição do gene na proteção da planta.
         O passo seguinte foi transferir o gene para uma planta de laboratório e testar nela essa característica. Nessa etapa, os resultados também foram positivos. "As análises mostraram que o gene não só confere a característica como pode transmití-la às suas futuras gerações", conta Ferreira.
         O grupo adianta que pretende testar em campo a resistência à seca em plantas como soja, cana-de-açúcar e algodão, mudas mais fáceis e rápidas de seremn manipuladas que o café. " Se responderem como modelo, não deve demorar muito para que essas plantas cheguem ao mercado. Algo como de 5 a 10 anos", estima Ferreira.
         Texto adaptado pelo professor Oliveira ( O Cara, segundo minha irmã)...rsrsrsrs

Nenhum comentário:

Postar um comentário