segunda-feira, 20 de junho de 2011

Ambiente em Foco - Receita da Sustentabilidade- Entre garrafas PET, ostras e mariscos

        O título da postagem já diz tudo, deve ser algum idéia estilo professor Pardal para a solução de um problema grandioso, o destinop das PETs que não seja os lixos, esgotos, rios e oceanos...Bem, um aproveitamento muito mais muito espetacular do PET é no cultivo de ostras e mariscos. Garrafas usadas são recolhidas e colocadas em mangues, onde as "sementes" de ostras e mariscos geradas na reprodução dessas espécies aderem ao plástico. As garrafas são retiradas do mangue, limpas daquilo que não interessa e colocadas nas "fazendas" de criação, no mar.

        Dessa forma, produz-se alimento, criando-se bons empregos para muitas pessoas em uma atividade regular, sem agredir o meio ambiente. Nessa aplicação, um defeito do PET, que é a sua lenta degradação no ambiente, torna-se uma grande virtude: as garrafas que suportam as ostras e os mariscos resistem ao sol, à água salobra ou salgada, a fungos, bactérias, peixes e pássaros, por muitos anos, para felicidade dos que usam e dos que compram seus produtos.
        O caso do PET mostra que a poluição ocorre - quando ocorre - uma combinação de burrice, ignorância, falta de política, falta de espírito de observação e falta de interesse em empreedimento, mais do que devido a qualquer propriedade intrínseca do próprio plástico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário