domingo, 20 de maio de 2012

Microalgas em alta

Tema excelente para o ENEM 2012....Texto simples e de acordo com a Matriz do ENEM

O lema "plante uma árvore" é bem conhecido, mas agora há outro d´sitico em alta quando se trata de amenizar os efeitos das mudanças climáticas e promover o sequestro de carbono atmosférico : CULTIVE MICROLGAS. Essas algas unicelulares, na foto uma Chlorella (clorofita ou alga verde), de poucos micrômetros, vêm sendo cultivadas em larga escala, em tanques a céu aberto ou em laboratório, e podem ter inúmeras aplicações, desde a síntese de moléculas orgânicas para a produção de biocombustível a fármacos e complementos nutricionais. E, qualquer que seja o fim que se destina sua produção, o processo fotossintético da alga, em que o dióxido de carbono é transformado EM BIOMASSA, se faz presente.
Tanques de cultivo.
Microalgas do gênero Chlorella.
Pesquisadores de duas Universidade públicas, um federal e outra estadual, em parceria com a empresa petroquímica Brasken, contruíram fotobiorreatores de alta produtividade em laboratório. O sistema adotado pela equipe pela equipe alia as vantagens do tanque aberto (piscinas rasas que mimetizam as condições naturais de sobrevivência das algas e mantêm o arejamento) às dos reatores fechados : menor contaminação e espaço.
Segundo os pesquisadores, um dos objetivos da pesquisa é integrar o sequestro de carbono à geração de compostos com valor econômico. ..."A partir da manipulação bioquímica da microalga e, dependendo da espécie podemos fazer com que produza mais proteínas , lipídios e proteínas. Algas do gênero Chlorella são capazes de gerar triglicerídios, que servem como materia-prima para a produção de biodíesel.
Os testes preliminarem mostram que o sistema é capaz de gerar até 10 mil por mais mais carboidratos que em condições naturais (com potencial para desenvolvimento de fertilizantes), 3 mil por cento mais proteínas (com futura aplicação para ração animal e complementos nutricionais) e 2 mil por cento mais lípídios (para geração de biodíesel)...
Vejam como o texto é rico em informações e pode ser amplamente explorado pelos elaboradores do banco de itens que compõem o ENEM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário