sábado, 5 de maio de 2012

Mais ativos e mais inteligentes

A maioria das pessoas se sentem bem após corrrer ou mesmo fazer uma caminhada leve. Muitas são as explicações, mas na essência , nos sentimos bem porque o coração bate mais rapidamente e bombeia mais sangue por todo o corpo e isso ativa o cérebro e seus intricados mecanismos neurais.
O desenvolvimento muscular e o condicionamento do coração e dos pulmões podem ser considerados apenas efeitos colaterais diante do potencial que a atividade física tem de nos tornar mais bem-humorados e inteligentes.
Nossos ancestrais dependiam somente da destreza física para fugir dos predadores e para caçar, mas tiveram que utilizar o desenvolvimento cognitivo para aprimorar a arte de caça e proteção bem como de obtenção e armazenamento de alimentos.
O sedentarismo contradiz o imperativo biológico de se movimentar e conseguir alimento e se proteger das dificuldades impostas pelo ambiente. A falta de atividade física e o sobrepeso são os principais fatores de risco do diabetes tipo II e das doenças cardiovasculares. Mas a atividade física não reduz somente os riscos de tais enfermidades. De forma complementar aumenta os níveis de neurotransmissores tais como dopamina, serotonina e noradrenalina, reduzindo então o estresse. A atividade fícica aumenta a atividade cerebral uma vez que que os mesmo centros controladores dos movimentos estão vinculados com o desenvolvimento da memória e da inteligência. Assim, ao buscar um estilo de vida mais saudável que inclui éxercícios físicos diários teremos benefícios para o cérebro que inlcuem : 1) prevenção da ocorrência de acidentes vasculares cerebrais  2) redução do risco de demência  3) Melhoria do humor  4) Aumento da motivação e 5) promoção da neuroplasticidade, pois a atividade física aeróbias aumentam o número de conexões e promovem a conversão de células-tronco em neurônios funcionais do hipocampo , região vinculada com aprendizado e memória.
Assim, ler , correr, caminhar, pedalar, nadar , exercitar, ir para a academia é sem dúvida alguma o melhor medicamento para ampliar sua memória. Vamos tentar... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário